Em geral, alimentos que contribuem para o aumento na produção de estrogênio são os principais vilões das manchas, no entanto, outros nutrientes podem agravar o quadro. São eles:
Açúcar
Açúcar em excesso está associado a obesidade, alergia alimentar, problemas no sistema imunológico, além de prejudicar as defesas contra doenças infecciosas. O açúcar em si, está no topo dos alimentos que contribuem para o aumento no índice glicêmico, sendo o principal catalisador de processos inflamatórios.
Todo o tipo de guloseimas e alimentos açucarados como doces, bolos, sorvetes e chocolates podem intensificar o processo inflamatório das manchas. Portanto, evite o consumo em excesso desses alimentos, substituindo por frutas, por exemplo.
Alimentos processados
Incluem salgadinhos, salsicha, estocados de carne, nuggets, fast-food e congelados. São alimentos pró-inflamatórios, que provocam o processo de estresse oxidativo. Ou seja, que causam uma série de reações químicas que produzem substâncias que geram um ambiente inflamatório no organismo. Seu consumo frequente pode causar o desequilíbrio, contribuindo para a inflamação das manchas.
Pão multigrão
O pão multigrão é comumente utilizado em dietas, mas acontece que alguns dos ingredientes podem agravar as manchas, entre eles o trigo e a linhaça. O trigo é um alimento rico em estrogênio, mas isso não quer dizer que você deve tirá-lo da dieta, mas reduzir seu consumo.
Já a linhaça, encontrada também em cereais integrais, possui elevada concentração de estrogênio. Por isso, cheque os ingredientes de produtos integrais para evitar esses alimentos.
Carboidratos refinados e glúten
Incluem pizzas, pães, salgados assados ou fritos, entre outras massas. Essas substâncias, além de serem ricas em açúcar que aumenta o processo inflamatório, também intensificam a produção de óleo na pele e esgotam as bactérias boas do organismo.
Laticínios
Leite, queijo, entre outros derivados do leite são naturalmente pró-inflamatórios. Além disso, podem conter hormônios sintéticos, que por não serem digeridos corretamente, podem contribuir com a inflamação das manchas.
Assim como o pão multigrão, você não precisa retirá-lo da dieta, caso tenha uma alimentação saudável, apenas evitar o excesso.
Leite de soja
O leite de soja é muito usado como substituto de outros tipos de leite de origem animal e vegetal. É ideal para quem deseja reduzir a gordura corporal ou como opção para quem tem problemas de colesterol ou intolerância à lactose. Ainda que ofereça uma série de benefícios, deve ser evitado por quem tem ou já teve melasma, visto que é rico em estrogênio. Se preferir, substitua o leite de soja por leite de aveia ou amêndoas.
Tofu
Outro alimento saudável que também pode piorar o melasma é o tofu, devido à sua alta concentração de fitoestrogênio, comum em derivados de soja. Ele imita a ação do estrogênio natural, causando desequilíbrios que pioram o melasma.
O ideal é substituí-lo por outra fonte de proteína de baixa caloria, como frango grelhado ou carne de peru moída. Se você for vegano, considere algum suplemento proteico.
Bebidas alcoólicas
O álcool em excesso não faz bem para a saúde como um todo e para a pele não é diferente. Além de causar a desidratação, bebidas como cerveja são ricas em trigo e açúcares, e também comprometem o fígado. Em resposta, liberam toxinas na pele, causando processos inflamatórios e de pigmentação, como o melasma.
Café e alimentos ricos em cafeína
Assim como a bebida alcoólica, o café pode afetar o fígado, mas com o agravante: a cafeína aumenta a produção do hormônio do estresse cortisol, que pode piorar as condições da pele. Uma xícara por dia dificilmente faz mal, o problema é o excesso e a associação com uma dieta baseada em frituras, doces, entre outros alimentos pouco saudáveis.
Ervilha
Rica em fibra, a ervilha é uma ótima aliada, mas em excesso também contribui com o melasma. A razão: o estrogênio e o amiláceo, responsável por seu maior teor calórico em comparação a outros legumes. Se quiser, substitua a ervilha por milho.
Grão-de-bico e gergelim
O grão-de-bico e o gergelim são ricos em estrogênio. Se você gosta do grão-de-bico no dia a dia ou usa para fazer homus, procure outras alternativas.
Se você sofre com melasma, precisa conhecer o MELANO EVOLUTION, protocolo exclusivo da Clínica Elisania Cunha. Entre em contato!
Comments